PESQUISE POR PERFIL
Faixa etária: a anos

Raquel Leão

Formação no 2º Grau: Sistema Teorema de Ensino, Belém, Pará, Brasil.

Graduação: Licenciatura em Letras Habilitação em Português. Unama-Universidade da Amazônia. Centro de Ciências Humanas e Educação. Status: Concluído em 2008.

Técnico: Formação em Ator, na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Status: Concluindo em 2009.

Cantora, compositora e arte educadora

– Professora Temporária de Português na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Barroso – Porto Alegre/ RS

 

– Professora Temporária de Português na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Tochetto – Porto Alegre/ RS

 

– Ministrante do Curso de Leitura e Produção de Texto Na Fundação Curro Velho/ Casa da Linguagem – Belém/PA

 

– Realizou, em 2005, o “Sarau Literário” em comemoração ao dia da poesia na Universidade da Amazônia, UNAMA. Onde participou da produção do evento além de se apresentar cantando.

 

– Em 2005 levou para fora dos muros na UNAMA o “Sarau Literário”, realizado dessa vez, no Teatro Estação Gasômetro.

 

– Em 2005, participou do evento “Fatos e idéias” comemorativo dos 400 anos de Dom Quixote, promovido pelo Portal ORM, e transmitido por este e pelo canal 26 da ORM Cabo, em que cantou músicas relacionadas com a temática.

 

– Participou da abertura do XI Fórum de Letras “Língua”, em 2005, realizada no Teatro Margarida Schiwazzapa, cantando e fazendo parte da organização do evento. Ainda participou de mais duas edições do evento nos anos de 2006 e 2007.

 

– Em 2005, produziu e fez captação de seu o show de música intitulado, “Um Pouco de Tudo que é Bom”, realizado no Teatro do CCBEU.

 

– Em 2007 produziu e fez a captação de seu novo show de música “No Meio de Tudo”. Realizado no Teatro Margarida Schiwazzapa.

 

– Em agosto de 2007 lançou as músicas de sua banda autoral, Viés, no Teatro Margarida Schiwazzapa.

 

– Em 2008 produziu e fez parte do show musical, “De Canções e Setas do Tempo” junto com as cantoras Camila Honda e Ana Clara Matos. E os músicos, Ton Salazar Cano, Rodolfo Braga e Fabricio Cavalcante.

 

– Fez parte do grupo de teatro Universitário da Escola de teatro e dança da UFPA.

 

– Participou, atuando e cantando da montagem, “A Travessa da Espera”, sob a direção de Olinda Charone, em temporada de outubro de 2008 a 27 de março de 2009.

 

– Participou da montagem “Sol e Chuva”, Cantando e atuando, sob a direção de Wlad Lima e Karine Jansen, realizado no anfiteatro da Praça da República no período de novembro até meados de dezembro de 2008

 

– Participou junto com o grupo Universitário de Teatro, da inauguração do Teatro Experimental Claudio Barradas, com parte da montagem “Dom Quixote”, atuando e cantando, sob a direção de Olinda Charone e Wlad Lima. O evento foi realizado no dia 19/06/2009.

 

– Em 2009 entrou para o grupo Verbus – A poesia que se fez carne, fazendo parte do espetáculo “Clichê Maldito”, cantando e atuando. Espetáculo que teve sua estreia na abertura do Show de Paulinho Moska em outubro de 2009 no Teatro da Paz.

 

– A partir dessa estréia, seguiu se apresentando com o Clichê Maldito até a gravação do DVD do espetáculo em maio de 2010.

 

– Em 2010 mudou-se para Porto Alegre e passou a cantar em bares da cidade como, Matita Perê, Casa de Teatro, Mr. Dan e Espaço Glória (Camacuã – RS).

 

– Em 2011 realizou seu primeiro show de música em Porto Alegre intitulado “Todas”, no teatro Bruno Kieffer – CCMQ, financiado pelo Crowdfunding Catarse.

 

– Em Março de 2012, entrou para o Grupo Experimental de dança.

 

– Em 2012 realizou seu segundo show em Porto Alegre intitulado “Coração Rei”, também financiado pelo Catarse.

 

– Em 2012 participou do festival “Seiva da Terra” em Rio Grande/ RS, defendendo a música, Planície dos Ventos de Ricardo Cordeiro. Música que ganhou o segundo lugar de melhor letra nessa edição do festival.

 

– Em 2012 entrou para o espetáculo Korvatunturi- Gramado/RS-como cantora e atriz, onde permaneceu no elenco por três temporadas, até janeiro de 2014.

 

– Em 2014 entrou como arte educadora no projeto Circo da Cultura, que destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos da FASC/RS.

 

– Em 2014 entrou para o coletivo Autoral Social Clube – ASC-iniciativa colaborativa artística de Porto Alegre, em que fizeram parte músicos, compositores, artistas visuais, interpretes. Coletivo que teve como premissa potencializar, mostrar, difundir e divulgar a cena artística autoral de Porto Alegre, além de trocar com toda a cena musical brasileira.

 

– Em novembro de 2014 fez sua primeira apresentação com Projeto QUINTAL com o show musical, Norte e Sul: onde os extremos se encontram. Fazem parte desse projeto os músico e compositores, Raquel Leão, Pramit, Tiago Rubens, Tati Portella e Sander Fróis.

 

– Em 2015 fez o show “Caminhando”, que marcou a pré-produção de seu EP.

 

– 2015 – Participou, com seu show autoral, do Fugere Uber  (Porto Alegre/RS), evento em comemoração ao dia da consciência negra.

 

– 2015 – Participou da 16° festa do Mar (Rio Grande/RS) com seu show autoral.

 

– 2016 – Passou no edital Som no Salão, do Salão de Atos da UFRGS em que fez seu show autoral no Salão de Atos.

 

–  2016 – Gravando seu EP Nega.

 

– 2017 – Primeira apresentação da Performance Cênico/Musical , Impressões – Ecos de uma Existência. Espetáculo que conta o processo de enegrecimento de Raquel Leão, onde ela está em cena, sob a direção de Thiago Piragira.

« Voltar