João Riél | Contexto Agência de Artistas
PESQUISE POR PERFIL
Faixa etária: a anos

João Riél

João Riél Manuel (Hubner) Nunes Vieira (Telles) de Oliveira Brito, natural de Tunas, nascido em 10 de setembro, há 28 anos. Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina-Itália. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa-Portugal. Pós-Graduado em Direito Civil. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, aos 21 anos. Aluno da Escola Superior Preparatória para Magistratura AJURIS- RS. Juiz Leigo e Conciliador no Tribunal de Justiça do RS e na Justiça Federal RS, Juiz Mediador e Arbitral, pelo Tribunal de Mediação do Estado do RJ, membro do Conselho Regional dos Previdenciaristas do RS, pesquisador e historiador nato, professor universitário, palestrante, conferencista, comentarista na Rádio Diário Serrano – FM de Cruz Alta, colunista em periódicos, colaborador do Escritório CGPB Advogados Associados, sócio fundador do Escritório J & J, um incentivador da educação, cultura, história, direito e da escrita, acredita piamente no poder transformador da educação. Filho do ex prefeito e vice de Tunas Genário Cezar de Oliveira e de Jolsane Nunes Vieira de Oliveira.

Autor de mais de 16 livros próprios e coautor em mais de 140 antologias, distribuídas em mais de 20 mil exemplares ao público leitor, obteve diversos prêmios, moções, homenagens, títulos e distinções por suas obras, possuí dezenas de artigos publicados, escrevendo para jornais e revistas sempre que possível. Membro vitalício de várias Academias de Letras, Institutos e associações afins. Efetuou pesquisas sobre sua genealogia, pelo Brasil e exterior, passando por dezenas de países e quase todos Estados brasileiros, com mais de 8.000 antepassados catalogados em linhagem direta, chegando até Casas Reais Europeias. Possui uma biblioteca com mais de 3.600 livros disponibilizada aos interessados.

Recebeu o título de Cidadão Destaque pelo município de Tunas, Autor Homenageado e Cidadão Sobradinhense por força de Lei, Patrono da Feira do Livro de Tunas e Autor Destaque pelo município de Soledade. Almeja na carreira pública contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, juntamente com o exercício do Magistério Superior. Divide-se em temporadas de estudos no Brasil e Europa. Lançou sua 1º obra jurídica já na 3º edição: A Responsabilidade Civil pelos Danos Praticados nas Redes Sociais em Brasília DF, nas mais altas cortes do Poder Judiciário: STF, STJ, TST, TSE, TCU, Senado Federal e Câmara dos Deputados, onde também realizou um estágio. Sempre que possível divulga o nome de sua terra natal e região na imprensa falada e escrita em conjunto com suas atividades realizadas na iniciante carreira. Já recebeu convites para cursar Pós Doutorado em Direito na Espanha, Portugal e Alemanha.

Recebeu em São Paulo a Comenda da Ordem Internacional Ilha da Madeira-Portugal, o Título de Chanceler Internacional e a Comenda Mérito Cultural Carlos Gomes da Sociedade Brasileira de Educação, Cultura e Ensino, de onde é membro efetivo. Tomou posse representando o Rio Grande do Sul na Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU e na Casa Real e Núcleo de Letras de Lisboa e Buenos Aires. Condecorado com a Medalha da 54º Legislatura da Assembleia Legislativa do RS.

Acredita que na longa vida do aprendizado somos todos peregrinos, o caminhante de hoje, poderá ser o guia de amanhã, os que ensinam aprendem e os que aprendem de alguma forma sempre ensinam. Querer é poder! Idealizador de vários projetos sociais na área da cultura, educação, direito, história e escrita. Recentemente teve seu trabalho divulgado em mais de 20 mil kits escolares distribuídos aos alunos da região central do RS, através do projeto Força para Educação da Celetro, e ainda há muito para ser conquistado…

Ainda esse ano terá parte de sua história contada no programa Caldeirão do Huck no quadro “Quem Quer Ser Um Milionário, da Rede Globo de Televisão”, onde mais uma vez leva o nome de sua terra natal e nosso Estado para milhares de pessoas do Brasil.

« Voltar